ENTRE EM CONTATO:

Tel: (54) 3419-2077

roquefrizzo@roquefrizzo.com.br

Rua Dr. Montaury, 2090 - Sala 1207, 

Exposição, Caxias do Sul - RS - Brasil

© 2019 Roque Frizzo Arquitetura e Design Ltda.

  • Grey Instagram Icon

AYTY ANGA,

SACCARO

"Acredito que a maioria das aves escolheria fazer um ninho na sombra..."

"I believe most birds would choose to make their nest in shade..."

2017

A PRESERVAÇÃO DAS FORMAS:

Não foi a toa que os produtos da coleção Ayty se tornaram um sucesso de vendas desde que foi apresentada em 2006. Muitos anos já passaram e continua com grande aceitação do mercado. A sua forma, a composição de materiais, a função bem atendida e a marca forte da Saccaro foram responsáveis por tamanho resultado. Por isso modificar, alterar ou simplesmente refazer uma coleção precisa de um elemento motivador.

O Projeto de relançamento da Aytymanteve as versões atuais da coleção incorporando outros modelos. A Ayty, tradicional, de madeira, que ganhou prêmios de design, que já esteve numa bienal de design, vai continuar, forte como sempre foi, e acrescentar novos produtos, diferentes na maneira de utilizar e no uso dos materiais.

 

A PRESERVAÇÃO DO CONCEITO:

Ayty em tupi-guarani significa ninho, sua relação com a natureza pode tomar outras proporções agora que a Saccaro é o habitat do design. Nesse espaço externo, cada vez mais raro nas cidades; varandas, jardins e áreas de lazer tem um peso cada vez mais próximo aos demais ambientes da casa.

No entanto, existe um espaço entre o interior e o exterior. Nesses espaços, percebo que os ambientes são mais confortáveis de se estar, mais frescos e ventilados que sob o sol direto. Esses espaços são os espaços de relaxamento diferentes dos espaços expostos diretamente ao sol, e por isso, com mobiliário diferente também.

Entre o indoor e o outdoor existe o in shade1.

Móveis in shade, não estão diretamente expostos a chuva, ao sol e ao calor, podem utilizar fibras naturais como matéria prima e podem possuir acabamentos menos sintéticos na sua superfície.

Então qual é o habitat da Ayty? Acredito que a maioria das aves escolheria fazer um ninho na sombra.

Alguns elementos de madeira da Ayty possuem características estruturais insubstituíveis, pois são eles que dão identidade à linha. No entanto, alguns elementos podem ser substituídos por outros materiais para novos usos, mantendo o shape que os identifica.

A proposta insere um novo elemento à coleção, o trançado de corda.

Uma característica consagrada da marca, simbólico como o ninho que dá nome a coleção e maleável para poder ser utilizado sem almofadas.

Os produtos novos Anga tem as características estruturais da tradicional Ayty acrescidos de elementos trançados de corda, acabamento fosco e melhorias construtivas. Novas mesas com dimensões intermediárias para atender a necessidade de varandas e sacadas menores. Por fim um material novo e conceitual mostra a nova fase Ayty Anga e reforça o conceito de móveis in shade.

1 In Sade: na sombra