ENTRE EM CONTATO:

Tel: (54) 3419-2077

roquefrizzo@roquefrizzo.com.br

Rua Dr. Montaury, 2090 - Sala 1207, 

Exposição, Caxias do Sul - RS - Brasil

© 2019 Roque Frizzo Arquitetura e Design Ltda.

  • Grey Instagram Icon

1/3

MOEBIUS,

SACCARO

"Convida para o relaxamento descompromissado."

"Invites you to uncompromising relaxation."

2008

Descoberta em 1865 pelo matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Moebius (1790-1868), a faixa de Moebius foi o embrião de um ramo inteiramente novo da matemática conhecido como topologia, o estudo das propriedades de uma superfície que permanecem invariáveis quando a superfície sofre uma deformação contínua.

 

Pegue uma faixa retangular de papel e una suas pontas para formar um 'anel'. Se unirmos da maneira usual, juntando paralelamente as bordas, temos um anel circular comum: uma faixa finita, com lado de dentro e de fora. Mas se antes demos um meio giro, e então juntarmos as bordas de maneira cruzada teremos a faixa de Moebius. A primeira coisa que notamos na Faixa de Moebius é que ela só tem um lado: podemos ir de um ponto de um 'lado' da faixa a qualquer ponto do 'outro' lado através de um caminho contínuo sem nunca perfurar a superfície nem passar pela fronteira. Então a faixa de Moebius não tem um lado de 'dentro' nem de 'fora', somente um. Além disso, ela tem uma única borda. Mais interessante ocorre, se tentamos cortar a faixa ao meio. Obtemos um único objeto contínuo: um anel que tem dois meio giros (faça a experiência). Esse novo objeto não é uma faixa de Moebius genuína, pois possui dois lados distintos. Mas se cortamos a faixa de Moebius numa linha que dista 1/3 da borda, teremos dois anéis entrelaçados: uma verdadeira faixa de Moebius e outro um anel que tem dois meio giros.

Para construir o ninho Moebius utilizei um enorme anel de Moebius de 9 m de comprimento e 42 cm de largura, fabricado em espuma de alta densidade revestida com tecidos elásticos para as áreas internas. O entrelaçamento forma um ninho de 160 cm de diâmetro recheado de almofadas. São sete almofadas que garantem o conforto. Uma grande almofada molda o formato principal, enquanto uma almofada longa amplia a área de encosto. Mais cinco almofadas menores personalizam o conforto de cada um. As laterais, por serem flexíveis, podem servir de encosto e apoio para as pernas e cabeça.

 

O ninho Moebius é um complemento de mobiliário despojado que convida para o relaxamento descompromissado. Querer jogar-se numa Moebius é mais do que natural.